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Receita recorrente: saiba como inovar e destacar sua loja por meio dos clubes de assinatura

Publicado por Marina Barrios em 
12/05/2022

Receita recorrente é uma das possibilidades que o e-commerce oferece para que o lojista garanta faturamento contínuo e cresça sua marca de forma sustentável. Esse modelo de negócio permite saber o quanto você vai faturar no mês e ainda ter uma base de clientes fiéis e com contratos de longo prazo.

O Recorrência Samurai apresenta essa facilidade para o mercado. É através dele que desenvolvemos os modelos de negócio recorrentes dos nossos clientes que comercializam produtos e serviços através de planos.

Acompanhe o nosso conteúdo até o fimsaiba mais sobre receita recorrente e como o Recorrência Samurai pode ajudar sua loja nessa tarefa.

Receita recorrente: o que é?

Receita recorrente é um modelo de faturamento baseado na venda de produtos ou serviços por meio de assinatura, plano e mensalidade.

Nesse tipo de negócio, os clientes repetem as compras regularmente dentro de um período específico, podendo ser mensal, semanal, bimestral, semestral ou enquanto durar o contrato firmado com a empresa. A ideia é garantir um fluxo de receita contínuo e reter clientes para manter um relacionamento de longo prazo.

Serviços de streaming por assinatura são talvez o exemplo mais famoso de empresa que trabalha com receita recorrente, mas existem muitos outros, como academias, clubes de assinaturas de produtos e também lojas virtuais.

Assim, os consumidores repetem a compra com frequência e se tornam clientes fiéis, enquanto a empresa tem maior previsibilidade de receita e ganha em potencial de crescimento.

Como funciona o modelo de receitas recorrentes

O modelo de receita recorrente se baseia na repetição e frequência da compra, buscando “vender sempre” em vez de simplesmente “vender mais”. Ao contrário das empresas de vendas pontuais, que procuram vender para o máximo de clientes que puderem, os negócios recorrentes buscam vender o máximo de produtos/serviços para o mesmo cliente várias vezes.

Dessa forma, o cliente é fidelizado e passa a gerar valor contínuo em longo prazo, como por exemplo o serviço de plano de internet e TV a cabo, que você paga mensalmente em um contrato fixo. No dia a dia, os serviços de streaming de conteúdo por assinatura como Netflix, Spotify e Amazon Prime Video também estão presentes na maioria dos lares.

Basicamente, é uma forma de consumo baseada na recorrência e no acesso, em vez de focar na propriedade e nas vendas pontuais, o que gera benefícios para ambas as partes. Para a empresa, a vantagem é a receita contínua e a sustentabilidade do negócio em longo prazo. Já para o consumidor, é uma forma mais conveniente de comprar com um custo-benefício atrativo.

Exemplos de negócios recorrentes

Existe uma série de exemplos de negócios recorrentes que ganham cada vez mais destaque no mercado e a preferência dos consumidores. Confira alguns dos mais comuns:

  • Clubes de assinatura que entregam kits de livros, cosméticos, vinhos e outros produtos mensalmente na casa dos clientes;
  • Serviços de telecomunicações que cobram uma fatura mensal em contratos de longo prazo;
  • Instituições acadêmicas como escolas, universidades e cursos;
  • Academias e clínicas da área de saúde que trabalham com planos trimestrais, semestrais e anuais;
  • Lojas do comércio em geral que oferecem produtos de consumo frequente por assinatura (Ex: medicamentos de uso contínuo em farmácias, ração em pet shops)
  • Seguradoras que vendem planos e contratos de longo prazo
  • Serviços de consultoria e planejamento com contratos de longo prazo (contabilidade e finanças, advocacia, coaching, etc.)
  • Sites, portais e comunidades que disponibilizam conteúdo por assinatura.

Vantagens da recorrência nas receitas

O principal diferencial desse serviço que vem se tornando cada vez mais popular é conseguir prever o faturamento para os próximos meses, tendo um fluxo contínuo de receita garantido. Isso permite que a empresa se planeje melhor financeiramente, faça investimentos e busque a escalabilidade do negócio.

O Recorrência Samurai atua exatamente nesta parte do seu negócio: viabilizar as opções de clubes de assinaturas para os seus clientes, independente do segmento em que seu e-commerce esteja inserido. Histórias de sucesso como a Grand Cru, Tudo de Bicho e Coffee ++ comprovam a eficiência e qualidade da nossa ferramenta.

Confira alguns benefícios do Recorrência Samurai:

  • A receita previsível traz maior estabilidade financeira em tempos de crise;
  • Aumenta o potencial de crescimento da empresa, já que os processos são repetíveis e facilmente escaláveis;
  • É muito mais fácil fidelizar clientes que já consomem na recorrência, ainda mais se a sua empresa decidir investir em experiência de compra;
  • A eficiência operacional da empresa aumenta com a padronização e repetição de processos;
  • O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) diminui e o Lifetime Value (LTV) aumenta, tornando o negócio mais sustentável em longo prazo.

Se interessou? Acredita que o Recorrência Samurai pode contribuir para o seu negócio? Entre em contato com os nossos especialistas para uma conversa e descubra ainda mais possibilidades disponíveis para o seu e-commerce aqui na Samurai Experts.

Somos a Samurai Experts, a maior agência homologada Shopify da América Latina, além de também sermos uma agência TrayCorp e integrante do Grupo Locaweb. Temos uma equipe especializada e cases de sucesso dentro do segmento para atender diversos modelos de negócio, com foco em e-commerce e atuando diretamente com nossos parceiros para proporcionar atendimentos e serviços de forma personalizada para cada cliente.

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