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Semana do Consumidor - 10 dicas para vender mais nesta data

Publicado por Marina Barrios em 
09/03/2022

O Dia do Consumidor é celebrado no dia 15 de março e o mercado varejista aproveita esta data para ampliar suas possibilidades de negócio, promovendo a Semana do Consumidor, que acontece entre os dias 14 a 20 do mesmo mês.

Nesta data, os lojistas trabalham para movimentar e aumentar suas vendas durante o primeiro trimestre do ano, já que se trata de um período mais frio para o comércio. Promoções, descontos e vantagens na hora da entrega são alguns benefícios que podem atrair os clientes para essa semana.

Para contribuir com o planejamento dos lojistas para a Semana do Consumidor, reunimos 10 dicas que vão potencializar as vendas do seu e-commerce.

Boa leitura e bons negócios!

1- Defina a data ideal para o seu negócio

Neste ano, a Semana do Consumidor acontece entre os dias 14 a 20 de março. Por ser uma segunda-feira, que tal aproveitar o fim de semana e já iniciar a divulgação das suas promoções? Assim, você ganha um dia a mais para a ação, promovendo ofertas de domingo a domingo.

2- Aposte em uma divulgação estratégica

Conheça bem os canais onde o seu público mais se apresenta. Investir em tendências pode não ser tão assertivo quanto saber sobre os hábitos de quem consome os seus produtos.

3- Crie promoções que despertem o interesse dos clientes

Como se trata de uma data dedicada ao consumidor, é importante saber o perfil dos seus clientes e garantir que sua campanha corresponda ao que ele espera da sua loja.

4- Divulgue suas ofertas antecipadamente

Compartilhando as promoções da sua loja previamente gera a sensação de exclusividade para os seus clientes e pode deixá-los ainda mais animados para as oportunidades de compra que estão por vir.

5- Dedique-se a oferecer uma boa experiência para o consumidor

Pensar em toda a jornada do cliente é sempre muito importante, e esse cuidado merece ainda mais atenção nesta data. Alinhe com sua equipe o cronograma para esse período, desde as funcionalidades tendo um bom desempenho até a entrega do pedido para o cliente.

6- Pratique cross sell e up sell

Essas duas técnicas são fundamentais para aumentar o ticket médio da sua loja. Através delas você pode oferecer produtos complementares aos que o cliente já colocou no carrinho ou dar a possibilidade de melhorar o que está levando para casa.

7- Foque em opções para meios de pagamento

Oferecer variedade para o cliente escolher de qual forma irá pagar pela compra é uma das vantagens de trabalhar com uma loja virtual. Essa possibilidade garante a satisfação do consumidor de optar pelo método que mais se adequa ao seu orçamento, sem deixar de lado o produto desejado.

8- Disponibilize vantagens no frete do pedido

Um hábito cada vez mais comum, comprar online gera a expectativa do consumidor de que em breve o produto estará em suas mãos.

O valor do frete é um fator muito relevante para a decisão de compra do consumidor, podendo-o fazer desistir da compra e abandonar o carrinho. Por isso, atente-se e ofereça vantagens no frete para pedidos acima de determinado valor, em regiões específicas e até mesmo frete grátis para primeira compra. Além de ser um diferencial competitivo, pode contribuir para reduzir abandono de carrinho.

9- Por ser uma data movimentada, acompanhe o seu pós-venda de perto

Este pode ser um ótimo momento para construir um relacionamento sólido com o cliente. Invista em ações como um e-mail pós-venda agradecendo pela compra e até mesmo disponibilizando um cupom de desconto para compras futuras. Não se esqueça que, após o cliente receber o pedido, você pode pedir para que ele avalie o atendimento recebido, com informações que vão ajudar sua loja a corrigir os pontos negativos.

10- Último passo e o melhor deles: conquiste e fidelize os clientes

E você pode fazer isso de muitas maneiras:

  • Oferecendo uma experiência de compra com boa usabilidade;
  • Entregando rapidamente os pedidos;
  • Investindo em uma logística reversa eficiente para trocas e devoluções;
  • Priorizar este cliente em ações futuras do seu e-commerce.
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