O que é Omnichannel?

#agencia, #brasil, #business, #Cliente, #comercio, #conversao, #desenvolvimento, #dicas, #lojaonline, #negocio, #omnichannel, #online, #plataforma, #samuraiexperts, #shopify, #shopifyadvanced, #shopifyplus, #site, #varejo, agenciashopify, Customer Experience, e-commerce, e-mail marketing, ecommerce, empreendedorismo, empreendimento, Experiência do consumidor, loja virtual, lojavirtual, shopify plus, shopifybrasil, shopifyexperts, shopifypartner, shopifypartners, taxa de conversão, tendências, vendaonline -

O que é Omnichannel?

Omnichannel é uma estratégia Multichannel (ou multicanal) que permite uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação, com o objetivo de quebrar barreiras entre o online e o offline, assim, otimizando a experiência do cliente. 

A premissa da estratégia Omnichannel se baseia em permitir que o cliente transite entre diversos canais sem que isso interfira na qualidade da experiência. 

O que diferencia o conceito de Omnichannel do Multichannel (ou multicanal) é a forma como os canais são integrados e como o cliente é “visto”. Na estratégia Multichannel cada cliente é visto “diferente” em cada canal. Quando a abordagem Omnichannel é utilizada, o cliente é o mesmo em todos os canais. O cliente interage sobretudo com a marca. 

Omnichannel é a evolução do varejo

O mundo online passa por evoluções constantes, e o mercado digital está cada vez mais competitivo. As marcas devem acompanhar as mudanças e buscar cada vez mais inovar para não serem devoradas pela concorrência. 

Oferecer canais online para compras e relacionamento com os clientes hoje em dia já não é considerado uma novidade, mas um requisito básico.

Benefícios da estratégia Omnichannel

Investir na experiência de seus clientes possibilita diversos benefícios, afinal, a estratégia resulta maior satisfação. 

Ao aumentar a satisfação do cliente, sua marca pode: 

  • Aumentar a fidelização do cliente;
  • Melhorar a imagem da empresa;
  • Observar aumento nas vendas.

Estratégias Omnichannel

Conheça alguns exemplos de ações que podem ser aplicadas dentro da estratégia Omnichannel

Compra online com retirada na loja 

Esta é uma tendência que vem crescendo no varejo nos últimos anos. Com esta ação, o cliente tem a possibilidade de realizar a compra por algum canal online e realizar a retirada no ponto físico. Assim é possível aliar a conveniência da compra online com a praticidade e rapidez da entrega presencial. 

Experimente na loja e compre online

Oferecer uma experiência Omnichannel significa estar disponível para o cliente durante toda sua jornada de compra. 

Apresentar a opção de o cliente experimentar o produto dentro da loja e realizar a compra online é uma das possíveis estratégias de integração de canais.

Compra online dentro da loja

Outra forma interessante de integrar canais é disponibilizando a possibilidade de o cliente realizar um autoatendimento dentro da loja. 

A estratégia pode ser viabilizada com a instalação de totens, onde o cliente pode realizar compras ou até avaliações em relação a experiência que teve dentro da loja. 

Programa de recompensas

Entregue a experiência Omnichannel com um programa de recompensas interativas via aplicativo. 

Um programa de recompensas com acúmulo de pontos é uma estratégia de gamificação e motiva o cliente a comprar mais, por proporcionar uma experiência diferenciada e divertida, além de trazer benefícios tangíveis (como descontos ou prêmios). 

Atendimento Omnichannel

A experiência do cliente deve ser única também em todos os canais de atendimento. 

Esse modelo de atendimento traz a proposta de o cliente entrar em contato com a marca, independente do canal que optar. Isso significa que os canais da empresa devem estar 100% alinhados e sincronizados. 

Um exemplo prático é quando um cliente começa um atendimento via chat online solicitando uma troca e decide continuar o atendimento via telefone. Neste caso não será necessário recomeçar todo o atendimento, pois os atendentes possuem o histórico do cliente com as informações necessárias para começar o atendimento de onde o canal anterior parou.

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados