Início / Blog / Mercado Pago leva iniciador de pagamentos a 10 milhões de vendedores

Mercado Pago leva iniciador de pagamentos a 10 milhões de vendedores

Publicado por Marina Barrios em 
25/05/2022

O Mercado Pago, empresa financeira do Mercado Livre, se prepara para colocar nos próximos dias o iniciador de pagamentos à disposição dos mais de 10 milhões de vendedores que utilizam a ferramenta.

Através do iniciador, desenvolvido pelo Banco Central e parte do arcabouço do open banking, a companhia espera aumentar a quantidade de carrinhos de compra virtuais que se transformam em vendas — a chamada conversão.

“O principal tema que vemos é a experiência de compra e a conversão da transação”, diz Daniel Davanço, responsável pela área de pagamentos para empresas do Mercado Pago. “Estamos em fase final de desenvolvimento e vamos começar o rollout (implementação) em breve.”

Hoje, o Pix é cerca de 25% do volume processado pelo Mercado Pago e mostra maior sucesso em fazer com que uma compra chegue até o final. De acordo com a empresa, cerca de 75% das transações em que o Pix é o meio de pagamento chegam ao final. No boleto, que vem sendo amplamente substituído pelo pagamento instantâneo, a conversão é bem menor, de cerca de 40%.

A ideia do Mercado Pago é utilizar o iniciador para ir atrás dos 25% que, mesmo usando Pix, não concluem a compra. A ferramenta, a grosso modo, permite que o cliente autorize a instituição que processa o pagamento a debitar os recursos diretamente da conta bancária. Isso elimina uma série de etapas, como abrir o aplicativo do banco, colar o código Pix e validar tudo com a senha, para depois voltar à loja. É nesse momento que muitos clientes desistem.

Homologado pelo Banco Central em fevereiro, o Mercado Pago é parte de um pequeno grupo habilitado a oferecer o recurso do iniciador de pagamentos, junto com Banco do Brasil, BTG Pactual e Itaú Unibanco. A empresa já oferece aos clientes pessoas físicas a possibilidade de usar o iniciador para trazer recursos de outras instituições. O produto para empresas, portanto, é o segundo deles.

Gradualmente, todos os vendedores que usam o Mercado Pago terão acesso ao iniciador, inclusive os do varejo físico. “Ele vai estar disponível desde o pequenininho, que vende via WhatsApp ou rede social, até um grande vendedor que opera com a nossa solução no online e no presencial”, diz Davanço. Empresas como a Multilaser e a Madesa já operam a funcionalidade, em fase de testes.

Até aqui, apenas o Pix foi incluído pelo BC como meio de pagamento no iniciador. Outros devem vir no futuro, mas Davanço enxerga uma oportunidade. “O grande ponto é a facilidade de convergência, dado que tudo isso está feito sobre uma mesma plataforma”, diz.

Fonte: E-commerce Brasil/Broadcast Estadão.

Somos a Samurai Experts, a maior agência homologada Shopify da América Latina, além de também sermos uma agência TrayCorp e integrante do Grupo Locaweb. Temos uma equipe especializada e cases de sucesso dentro do segmento para atender diversos modelos de negócio, com foco em e-commerce e atuando diretamente com nossos parceiros para proporcionar atendimentos e serviços de forma personalizada para cada cliente.

Fale com a nossa equipe e descubra como a sua loja pode vender mais

1 - Fale conosco

Conte-nos suas necessidades, vamos estudar o seu projeto e apresentar soluções personalizadas para escalar a sua loja virtual.

2 - Desenvolvimento

Nossos experts vão projetar e construir junto com você a melhor solução para o seu negócio.

3 - Lançamento

Tudo pronto! Com a loja lançada e a equipe treinada, sua loja estará preparada para crescer de forma exponencial.

4 - Suporte

Sinta-se seguro e conte com o apoio de uma equipe de especialistas para dar suporte nos momentos cruciais.
CONTATE AGORA