O Dia do Consumidor é celebrado no dia 15 de março e o mercado varejista aproveita esta data para ampliar suas possibilidades de negócio, promovendo a Semana do Consumidor, que acontece entre os dias 14 a 20 do mesmo mês.
Nesta data, os lojistas trabalham para movimentar e aumentar suas vendas durante o primeiro trimestre do ano, já que se trata de um período mais frio para o comércio. Promoções, descontos e vantagens na hora da entrega são alguns benefícios que podem atrair os clientes para essa semana.
Para contribuir com o planejamento dos lojistas para a Semana do Consumidor, reunimos 10 dicas que vão potencializar as vendas do seu e-commerce.
Boa leitura e bons negócios!
Neste ano, a Semana do Consumidor acontece entre os dias 14 a 20 de março. Por ser uma segunda-feira, que tal aproveitar o fim de semana e já iniciar a divulgação das suas promoções? Assim, você ganha um dia a mais para a ação, promovendo ofertas de domingo a domingo.
Conheça bem os canais onde o seu público mais se apresenta. Investir em tendências pode não ser tão assertivo quanto saber sobre os hábitos de quem consome os seus produtos.
Como se trata de uma data dedicada ao consumidor, é importante saber o perfil dos seus clientes e garantir que sua campanha corresponda ao que ele espera da sua loja.
Compartilhando as promoções da sua loja previamente gera a sensação de exclusividade para os seus clientes e pode deixá-los ainda mais animados para as oportunidades de compra que estão por vir.
Pensar em toda a jornada do cliente é sempre muito importante, e esse cuidado merece ainda mais atenção nesta data. Alinhe com sua equipe o cronograma para esse período, desde as funcionalidades tendo um bom desempenho até a entrega do pedido para o cliente.
Essas duas técnicas são fundamentais para aumentar o ticket médio da sua loja. Através delas você pode oferecer produtos complementares aos que o cliente já colocou no carrinho ou dar a possibilidade de melhorar o que está levando para casa.
Oferecer variedade para o cliente escolher de qual forma irá pagar pela compra é uma das vantagens de trabalhar com uma loja virtual. Essa possibilidade garante a satisfação do consumidor de optar pelo método que mais se adequa ao seu orçamento, sem deixar de lado o produto desejado.
Um hábito cada vez mais comum, comprar online gera a expectativa do consumidor de que em breve o produto estará em suas mãos.
O valor do frete é um fator muito relevante para a decisão de compra do consumidor, podendo-o fazer desistir da compra e abandonar o carrinho. Por isso, atente-se e ofereça vantagens no frete para pedidos acima de determinado valor, em regiões específicas e até mesmo frete grátis para primeira compra. Além de ser um diferencial competitivo, pode contribuir para reduzir abandono de carrinho.
Este pode ser um ótimo momento para construir um relacionamento sólido com o cliente. Invista em ações como um e-mail pós-venda agradecendo pela compra e até mesmo disponibilizando um cupom de desconto para compras futuras. Não se esqueça que, após o cliente receber o pedido, você pode pedir para que ele avalie o atendimento recebido, com informações que vão ajudar sua loja a corrigir os pontos negativos.
E você pode fazer isso de muitas maneiras: